terça-feira, 3 de novembro de 2015

EntreContos | Inspiração para partilha de livros na BIblioteca Escolar!

40 alternativas desafiantes às fichas de leitura!


1. Sugerir um conjunto de filmes ao protagonista e justificar a recomendação.
Fonte: http://www.ncte.org/library/NCTEFiles/Resources/Journals/EJ/0871-jan98/EJ0871Ideas.PDF

2. Criar um alfabeto da personagem, definindo o número de letras. Com o esquema do alfabeto criar frases que revelem o conhecimento sobre a mesma.
Fonte: http://www.ncte.org/library/NCTEFiles/Resources/Journals/EJ/0871-jan98/EJ0871Ideas.PDF

3. Escolher uma personagem (adulta) e imaginar, com base na sua caracterização, como terá sido a sua infância.
Fonte: http://www.ncte.org/library/NCTEFiles/Resources/Journals/EJ/0871-jan98/EJ0871Ideas.PDF

4. Escrever uma carta ao autor dizendo-lhe o que consideram que este quis mostrar com o livro. O aluno pode também dizer que mensagem retirou do livro.
Fonte: http://www.ncte.org/library/NCTEFiles/Resources/Journals/EJ/0871-jan98/EJ0871Ideas.PDF

5. Redigir, no centro de uma folha, o título do livro. Depois recortar palavras ou frases retiradas de jornais e revistas que ilustrem o seu conteúdo e colar.
Fonte: http://www.ncte.org/library/NCTEFiles/Resources/Journals/EJ/0871-jan98/EJ0871Ideas.PDF

6. Definir qual o signo astrológico de uma (ou mais) personagens. Justificar o perfil traçado com características do signo, baseando-se em atitudes, ações das personagens.
Fonte: http://www.ncte.org/library/NCTEFiles/Resources/Journals/EJ/0871-jan98/EJ0871Ideas.PDF

7. Elaborar um acróstico com o título do livro em que cada frase tenha a ver com o conteúdo do livro.
Fonte: http://www.ncte.org/library/NCTEFiles/Resources/Journals/EJ/0871-jan98/EJ0871Ideas.PDF

8. Analisar o nome das personagens consultando um dicionário de nomes, verificando em que medida o nome se adequa ou não à personagem.
Fonte: http://www.ncte.org/library/NCTEFiles/Resources/Journals/EJ/0871-jan98/EJ0871Ideas.PDF

9. Escrever 15 palavras essenciais para a compreensão do livro. Justificar porque as escolheram indicando o seu significado no contexto da história.
Fonte: http://www.ncte.org/library/NCTEFiles/Resources/Journals/EJ/0871-jan98/EJ0871Ideas.PDF

10. Criar um álbum de fotos dos momentos mais relevantes da narrativa.
Fonte: http://www.ncte.org/library/NCTEFiles/Resources/Journals/EJ/0871-jan98/EJ0871Ideas.PDF

11. Construir colagens de palavras relacionadas com o livro (exemplos de sítios de apoio: http://www.wordle.net/, http://www.tagxedo.com/).
Fonte: http://www.ncte.org/library/NCTEFiles/Resources/Journals/EJ/0871-jan98/EJ0871Ideas.PDF

12. Criar tiras de BD com frases explicativas ou excertos do livro (exemplos de sítios de apoio: http://www.pixton.com/br/, http://stripgenerator.com/strip/create/, http://www.makebeliefscomix.com/).
Fonte: http://www.ncte.org/library/NCTEFiles/Resources/Journals/EJ/0871-jan98/EJ0871Ideas.PDF

13. Atribuir prémios às personagens principais (exemplo: “o mais corajoso”) e justificar com um parágrafo.
Fonte: http://www.ncte.org/library/NCTEFiles/Resources/Journals/EJ/0871-jan98/EJ0871Ideas.PDF

14. Resumir o livro sob a forma de poema em verso rimado (mínimo 20 versos).
Fonte: http://www.webenglishteacher.com/20ways.html


15. Redigir uma pesquisa acerca de um assunto do livro recorrendo a duas fontes distintas.
Fonte: http://www.webenglishteacher.com/20ways.html

16. Entrevistar uma personagem do livro, elaborando as perguntas e respetivas respostas.
Fonte: http://www.webenglishteacher.com/20ways.html

17. Construir uma barra cronológica com os acontecimentos do livro (exemplos de sítios de apoio: https://www.timetoast.com/, http://www.tiki-toki.com/, http://www.dipity.com/).
Fonte: http://www.webenglishteacher.com/20ways.html

18. Escrever uma carta a uma das personagens do livro.
Fonte: http://www.webenglishteacher.com/20ways.html

19. Enumerar 10 coisas que se aprenderam com o livro (Top +).
Fonte: http://www.webenglishteacher.com/20ways.html

20. Criar uma página de Facebook para uma personagem (exemplo de uma aplicação que possibilita a criação de páginas FB “falsas” com fins educativos e com um grafismo próximo do FB: http://www.classtools.net/FB/home-page).
Fonte: http://chekylit.com/75-book-report-alternatives/

21. Escrever um diário para uma das personagens principais.
Fonte: http://www.angelfire.com/ok/freshenglish/bookreportideas.html

22. Criar uma sobrecapa para o livro que inclua uma fotografia atrativa ou um design original de capa, um resumo do livro feito pelo aluno, informação sobre o autor e outros livros que tenha publicado.
Fonte: http://www.angelfire.com/ok/freshenglish/bookreportideas.html

23. Construir um móbile com elementos relacionados com o livro.
Fonte: http://www.angelfire.com/ok/freshenglish/bookreportideas.html

24. Criar um bookcast (cf. podcast) que motive a audiência a ler o livro, como se fosse o trailer de um filme (exemplo de sítio de apoio: http://audacity.com/).
Fonte: http://teaching.monster.com/benefits/articles/8529-10-technology-enhanced-alternatives-to-book-reports

25. Criar um booktrailler (exemplo de sítio de apoio: https://animoto.com/).
Fonte: http://teachbytes.com/2013/01/07/12-alternatives-to-the-traditional-book-report/

26. Elaborar um poster interativo recorrendo ao programa Glogster (http://edu.glogster.com/) com os aspetos relevantes da narrativa.
Fonte: http://www.readwritethink.org/classroom-resources/lesson-plans/book-report-alternative-glog-30821.html

27. Delinear um mapa mental com base no livro (exemplo de um sítio de apoio: https://popplet.com/).
Fonte: https://www.emaze.com/@ALRZZILZ/Book-Reports-&-Technology-copy1


28. Recontar a história recorrendo a recortes de imagens de revistas.
Fonte: http://www.teachnet.com/lesson/langarts/reading/bookrepts1.html

29. Escolher, justificando, presentes de aniversário para uma das personagens.
Fonte: http://www.teachnet.com/lesson/langarts/reading/bookrepts1.html

30. Escrever dois parágrafos que constituam a sequela da história.
Fonte: http://www.teachnet.com/lesson/langarts/reading/bookrepts3.html

31. Escrever um diário (definir número de entradas) que acompanhe a leitura do livro por parte do aluno.
Fonte: http://www.teachnet.com/lesson/langarts/reading/bookrepts3.html

32. Transformar a história do livro numa pequena peça de teatro.
Fonte: http://www.byrdseed.com/41-ways-to-go-beyond-the-book-report/

33. Sugerir uma banda sonora para o livro, apresentando a justificação da escolha de cada uma das canções.
Fonte: http://www.byrdseed.com/41-ways-to-go-beyond-the-book-report/

34. Apresentar um esquema em que o aluno estabeleça uma comparação entre a personagem principal e o próprio aluno.
Fonte: http://static1.squarespace.com/static/511825cbe4b0b8b2ffe75384/t/54d90d93e4b075a16f8971e3/1423510931837/NotYourGrandmasBookReportCreativeWaystoRespondtoLiterature.pdf

35. Construir um mural digital recorrendo a https://padlet.com/ e integrando imagens, vídeo, áudio e ligações que se possam relacionar com as categorias da narrativa da história lida.

36. Criar um roteiro turístico a partir do livro.

37. Preparar uma miniexposição sobre o livro assente em 6 objetos.

38. Apresentar um exemplo de um facto e o exemplo de uma opinião sobre o livro ou extraídos do livro.

39. Criar um questionário em http://www.educaplay.com/ acerca do livro, escolhendo entre as opções disponíveis (exemplo: crucigrama, completar, teste…).

40. Criar um museu imaginário sobre o livro (com suporte físico à escolha) e preparar uma visita guiada.



O título deste documento inspira-se em “Fifty Alternatives to the Book Report” (acessível em http://www.ncte.org/library/NCTEFiles/Resources/Journals/EJ/0871-jan98/EJ0871Ideas.PDF).

Jacqueline Duarte (professora bibliotecária), Setembro. 2015





Sem comentários:

Enviar um comentário